Desde jovem, sempre fui fascinado pela história. Através dos livros, pude viajar por diferentes épocas e culturas, conhecendo pessoas extraordinárias que mudaram o rumo da humanidade. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês meus personagens históricos favoritos, aqueles que mais me inspiram e me enchem de admiração.

Em Portugal, destaco Fernando Pessoa, um dos maiores poetas e escritores portugueses da história. Com sua obra vasta e diversa, ele criou diversas personalidades literárias e questionou diversas questões existenciais. Pessoa me inspira pela sua coragem em se expressar livremente e por sua capacidade de criar diferentes formas de pensar e de ver o mundo.

No Brasil, minha admiração vai para Getúlio Vargas, um dos mais controversos políticos da história brasileira. Vargas foi presidente do Brasil por duas vezes, de 1930 a 1945 e de 1951 até seu suicídio em 1954. Para muitos, ele foi responsável pela modernização do país e pela criação das leis trabalhistas. Para outros, ele foi um ditador que censurou e reprimiu a dissidência. De qualquer forma, Vargas foi uma personalidade marcante na história brasileira, e me inspira pela sua força de vontade e pela busca incessante em fazer o que acredita ser melhor para o país.

Ao redor do mundo, destaco Nelson Mandela, líder sul-africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993. Mandela dedicou a sua vida à luta contra o racismo e o Apartheid na África do Sul. Passou 27 anos na prisão por suas convicções políticas e, quando finalmente saiu, tornou-se presidente do país. Mandela é uma inspiração por sua determinação e carisma, e por ter liderado um processo pacífico de transformação social em um dos momentos mais desafiadores da história.

Outra personalidade marcante que me inspira é Mahatma Gandhi, líder pacifista e político indiano. Gandhi foi um dos líderes do movimento de independência da Índia e lutou pela independência do país do domínio britânico. Liderou protestos pacíficos e promoveu a resistência não-violenta contra a opressão. Gandhi é uma inspiração por sua capacidade de liderança e sua busca pela paz em um mundo marcado pela violência e pelo ódio.

Por fim, destaco Leonardo da Vinci, artista, pintor, anatomista, engenheiro, inventor e cientista italiano. Da Vinci foi uma das mentes mais brilhantes da história, e é lembrado até hoje por suas obras de arte, como a famosa Monalisa, e pelas suas descobertas científicas. Ele é uma inspiração por sua capacidade de aplicar seus conhecimentos em diferentes áreas e por sua curiosidade inesgotável sobre o mundo e sobre o ser humano.

Esses são apenas alguns dos personagens históricos que me inspiram e que me fazem acreditar que podemos fazer a diferença no mundo, seja através da literatura, da política, da luta pelos direitos ou da ciência. Espero que essas histórias tenham inspirado você também e que possamos continuar a busca pela mudança e pelo aprimoramento da humanidade.